Não morra sem ver "Olhos Azuis" (Blue Eyed) de Jane Elliott
A professora e socióloga Jane Elliott ganhou um Emmy pelo documentário de 1968 "The Eye of the Storm", em que aplicou um exercício de discriminação em uma sala de aula da terceira série, baseada na cor dos olhos das crianças.
Hoje aposentada, aplica workshops sobre racismo para adultos. "Olhos Azuis" (Blue Eyed) é a documentação de um desses workshops em que o exercício de discriminação pela cor dos olhos também foi aplicado. São exercícios para combater o racismo na sociedade norte-americana. De maneira exagerada, Jane mostra a universitários brancos as situações vividas pelas minorias nos Estados Unidos.
O objetivo do exercício é colocar pessoas de "olhos azuis" na pele de uma pessoa negra por um dia. Para isso, ela rotula essas pessoas, baseando-se apenas na cor dos olhos, com todos rótulos negativos usados contra mulheres, pessoas negras, homossexuais, pessoas com deficiências físicas e todas outras que sejam diferentes fisicamente.
Numa palestra com um auditório lotado, ela pergunta: "Se algum branco gostaria de receber o mesmo tratamento dados aos cidadãos negros em nossa sociedade, levante-se. (...) Ninguém se levantou. Isso deixa claro que vocês sabem o que está acontecendo. Vocês não querem isso para vocês. Quero saber por que, então, aceitam isso e permitem que aconteça com os outros."
Veja a primeira parte do documentàrio acima e depois continue assitindo o filme pelo Youtube.
Nenhum comentário:
Postar um comentário